Autocarros | Veículos de Aeroporto | Camiões
Tecnologia Patenteada
Autocarros | Veículos de Aeroporto | Camiões
Sistemas de Supressão de Incêndio para autocarros Premium
Zonas de deteção e de extinção independentes ligadas ao mesmo recipiente de extinção:
PEQUENO E EFICAZ!
Evitando a habitual deteção do tubo de plástico fusível, existe apenas um caminho para o funcionamento do sistema: tubagem de aço inoxidável ou galvanizada com ativação pneumática a partir da deteção, seguida da descarga do agente líquido pela mesma tubagem.
Tecnologia patenteada!
detexline® é um sistema patenteado que utiliza apenas uma rede de tubagens para a deteção e extinção.
TiboRex Absolute é um agente extintor especial líquido pronto a usar, sem adição de fluoroquímicos, para a extinção altamente eficaz de fogos sólidos (classe de fogo A), líquidos, hidrocarbonetos não polares (classe de fogo B) e gorduras e óleos comestíveis. A formulação especial, cujos componentes principais são também utilizados como aditivos alimentares, garante um desempenho de extinção excecional com uma proteção ambiental sem precedentes.
O sistema de supressão de incêndios baseia-se no princípio de um sistema de extinção por pulverização fina. Os bicos protecfire pulverizam o agente extintor TiboRex Absolute como gotículas muito finas. As gotículas de agente extintor molham, impregnam e arrefecem as superfícies em chamas.
Através de reflexos e turbulência, o agente extintor também atinge áreas adjacentes, o que permite que todo o compartimento do motor seja protegido.
– Modo de espera não pressurizado para maior segurança: O sistema de supressão de incêndios não é pressurizado até ser acionado.
– Manutenção reduzida: primeira substituição regular de componentes após 5 anos.
– Auto-sustentação sem energia externa: os sistemas de supressão protecfire funcionam de forma pneumático-mecânica. Isto significa que não necessitam de qualquer fonte de alimentação adicional.
– Acionamento automático e/ou manual: O acionamento automático é efectuado por elementos de deteção de incêndio. O sistema de supressão de incêndios também pode ser acionado por um mecanismo de desbloqueio manual pneumático.
O protecfire utiliza elementos de deteção de incêndios termopneumáticos para detetar incêndios. Estes elementos só accionam o sistema de supressão de incêndios se for excedida uma temperatura especificada. Assim, exclui-se a possibilidade de falha devido a avaria de componentes eléctricos.
Podem ser utilizados elementos de deteção de incêndios com diferentes temperaturas de ativação porque o compartimento do motor não é uma área termicamente homogénea, mas contém diferentes zonas de temperatura.
Os elementos de deteção de incêndio estão ligados a uma linha combinada de controlo e extinção, a detexline. Quando um elemento de deteção de incêndio é aquecido até à sua temperatura de ativação, um mecanismo abre o cartucho de propulsor de árgon incorporado. Isto provoca um aumento de pressão na linha. O aumento de pressão abre um cartucho de propulsor de N2 no contentor do agente extintor. O propulsor libertado pressiona o agente extintor através da linha para os bicos de extinção.
A proteção contra incêndios em veículos é um aspeto essencial da segurança nos locais de trabalho, uma vez que os veículos utilizados na exploração mineira, construção ou outras operações são frequentemente grandes, pesados e contêm quantidades significativas de combustível e lubrificantes, que podem representar um sério risco de incêndio se não forem devidamente protegidos.
Os veículos pesados, tais como camiões de transporte, escavadoras, bulldozers e carregadoras, operam em ambientes difíceis e exigentes, muitas vezes na proximidade de materiais inflamáveis e atmosferas explosivas. Estes veículos são fundamentais para a produtividade e eficiência das operações no local, e qualquer paragem ou dano causado por um incêndio num veículo pode resultar em perdas significativas em termos de tempo e dinheiro.
Para além do risco de danos materiais e do tempo de inatividade do equipamento, os incêndios em veículos nas minas também podem causar ferimentos graves ou mesmo mortes ao pessoal das minas. Num ambiente confinado de uma mina subterrânea, por exemplo, um incêndio num veículo pode propagar-se rapidamente, criando uma situação de risco de vida para os mineiros que trabalham na área.
Por conseguinte, a implementação de medidas de proteção contra incêndios em veículos, tais como a instalação de sistemas automáticos de supressão de incêndios e a garantia de uma manutenção adequada dos veículos, é crucial para evitar incêndios em veículos e minimizar o seu impacto, caso ocorram. Estas medidas também podem ajudar as empresas a cumprir os regulamentos locais e as normas da indústria para a segurança no local de trabalho.
Em geral, a proteção contra incêndios em veículos é um aspeto importante da segurança mineira e pode ajudar a garantir o funcionamento seguro e eficiente dos veículos mineiros, protegendo simultaneamente o pessoal, a propriedade e o ambiente dos efeitos devastadores do fogo.
Technical Properties |
|
---|---|
Name | detexline 4MC |
Working Temperature Range | Standard -30ºC to 80ºC / Optional -50ºC to 80ºC |
Technology | Rise of Pressure |
Detection and External Line | One Integrated 12Ø pipeline |
System Pressure | No Pressure |
Detection Technology | SPY detection elements |
Trigger Temperature | Glass ampoule, 9 independent temperatures |
Life of detectors | 5 Years |
Nozzle types | S1 / K1 |
Extinguishing Agent | Tiborex Absolute |
Extinguishing Agent Volume | 4L, 7L, 14L, 24L |
Extinguishing Technology | Fine Spray Technology |
Extinguishing Container (pressure) | Pressureless (welded / sealed cartridge inside) |
Product Material | Stainless Steel |
Alarm Signal Switch | Yes |
Maintenance Inspection | Annually according to manual |
Parts Replacement Duration | 5 Years |
Kits available | 4L, 7L, 14L, 24L |
Cylinders Dimensions | 7L: 150 Ø X 585 ±2 | 14L:200 Ø X 580,5 ±2 | 24L: 246 Ø ±2 X 654,5 ±4 |
O sistema é livre de perigos e fácil de instalar. Pode ser instalado em qualquer veículo: Construção, minas, autocarros, mini-autocarros, carrinhas, autocaravanas, jipes, carros de corrida, etc.
a diesel, elétrico ou a gás
Os detectores térmicos são colocados na zona superior do motor, de forma a detetar acumulações anormais de calor, através de temperaturas previamente escolhidas, normalmente o nosso Kit para autocarros vem com 180ºC na deteção. Em zonas como o compartimento do parque, pode ser escolhida outra temperatura mais baixa, como por exemplo 130ºC. Os bicos de dispersão são direccionados para zonas críticas do motor, como turbo, escape, etc. Esta distribuição permite uma eficácia ponto a ponto durante a extinção.
O sistema é aplicado em áreas críticas: compartimento do motor e parque. Também pode ser aplicado nas rodas e nos interiores. Este sistema é modular e pode ser aplicado onde se desejar.
TiboRex Absolute é um agente extintor líquido, de modo a ser seguro e eficaz. Os componentes eléctricos podem ser afectados, mas em qualquer caso seriam danificados pelo início do fogo. Todos os outros equipamentos nunca são afectados e a limpeza subsequente é rápida e fácil. Outros tipos de agentes extintores (pó, gás, etc.) não seriam tão eficazes, uma vez que podem ser expelidos pelo avanço do veículo, não actuando sobre o fogo.
Não. Depende do tamanho e da disposição do compartimento. No caso de um motor de autocarro, o trabalho é feito em cerca de 3 horas no máximo. O sistema é fácil de montar e também de desmontar.
Não. O nosso sistema é exato e detecta as temperaturas com precisão. Dependendo do local onde os sensores térmicos estão colocados, uma temperatura específica é escolhida apenas quando o compartimento atinge essa temperatura exacta.
Não. Os nossos bicos foram concebidos para se manterem limpos e desobstruídos. Os compartimentos dos motores são especificamente concebidos, mantendo a sua eficácia durante toda a sua vida útil. Mantenha sempre os tampões de origem.
Referências:
Sistemas Automáticos de Supressão de Incêndios
protecfire GmbH
© All Rights Reserved - protecfire GmbH