
SISTEMA DE DETECÇÃO E EXTINÇÃO DE FOGO EM MOTORES DE AUTOCARROS, CAMIÕES E VEÍCULOS DE FERROVIA
Classe | Quando se torna Obrigatório? | Tipo | Data Final |
Classe III | 11 de Julho de 2018 | novos veículos | 11/07/2019 |
Classe I e II | 1 de Setembro de 2020 | novos veículos | 01/09/2021 |

SISTEMA ÚNICO E PATENTEADO
Qual o sistema que necessita, segundo Reg. 107 da UNECE para Autocarros?
Até 2m3 de compartimento: 4 Litros + 12 bocais + 2 detectores 182ºC
Até 8m3 de compartimento: 7 Litros + 18 bocais + 2 detectores 182ºC

Vantagens do sistema detexline da protecfire:
- Sem substituição por 10 ANOS\
- Simples instalação e re-instalação
- Praticamente sem manutenção (pode ser com pessoal próprio)
- Detecção de fogo ultra-rápida (sistema patenteado)
- Testado de acordo com as normas SP 4912
- Extinção longa (até 90 seg.)
- Despressurizado em modo operacional
- Sem alimentação eléctrica
- Várias temperaturas de disparo em ambientes de -30ºC e 80ºC
Porque é necessária a protecção contra fogo?
- Protecção contra perda total de equipamentos
- Evitar perdas humanas em incêndio
- Tempos de actividades menores
- Instalação e manutenção feita pelo próprio pessoal de oficina
- Accionamento de seguros
- Evitar danos à imagem
- Cumprimento das novas normas R107
Novos veículos, motores compactos, mais perigo de incêndio. Proteja os seus investimentos e vidas!
Devido a motores cada vez mais compactos e eficientes, que também precisam atender a exigências ambientais mais rigorosas e mais rígidas, o risco de incêndio aumenta. Como resultado do desenvolvimento consistente do protecfire da tecnologia de extinção para proteção de máquina e motor, que foi confiado e e aprovado para uso na indústria de mineração, o novo e inigualável detexline (detecção – extinção) foi projectado. Com este sistema patenteado, a função de detecção e extinção é realizada em apenas uma linha. Além de economizar em material e montagem, essa solução ocupa menos espaço no objeto que protege e pode ser integrada de maneira ideal.
Componentes perturbadores são uma coisa do passado. Em termos térmicos, o compartimento do motor não é uma área homogénea. Diferentes zonas de temperatura tornam necessária a detecção diferenciada de temperatura. Altas temperaturas que são toleráveis na área ao redor do sistema de exaustão, podem representar um risco potencial de incêndio em torno de componentes eletrónicos. Por esta razão, a protecfire determinou diferentes zonas de temperatura para a detecção e classificou térmicamente os elementos de detecção de incêndio de acordo com o seu perfil de temperatura (79, 93 … 260 ° C). A protecfire não requer uma fonte de energia externa para detecção e extinção. O sistema é autónomo e despressurizado em modo operacional.
Devido aos finos bocais de pulverização que desenvolvemos internamente, é possível obter um resultado óptimo de extinção sem alta pressão. Desde o início, o objetivo da protecfire em projectar o sistema, era desenvolver e combinar componentes de maneira inteligente.
Durante este desenvolvimento, foi criado o sistema de uma linha para detecção e extinção, detexline.
Os vários anos de experiência na proteção de máquinas pesadas na indústria de mineração e o nosso princípio de usar apenas componentes resistentes, provou ser um sucesso, resultando num sistema de extinção que é quase livre de manutenção. Devido à nossa pesquisa contínua e processos inovadores, estabelecemos nosso foco na proteção confiável das pessoas e do meio ambiente. Para provar a eficácia do sistema, o protecfire tem o sistema certificado em vários testes rigorosos.
ALGUMAS PERGUNTAS FREQUENTES:
Em que veículos se pode aplicar o sistema de supressão de incêndio?
O sistema é livre de perigos e de fácil instalação. Pode ser instalado em qualquer veículo: autocarros a diesel, eléctrico ou a gás, mini-autocarros, furgões, auto-caravanas, jipes, carros de competição, etc.
Onde é colocado o sistema de detecção e extinção automática?
Os detectores térmicos são colocados na zona superior do motor, de modo a detectar acumulações invulgares de calor, através de temperaturas escolhidas préviamente, normalmente o nosso Kit para autocarros vem com 180ºC na detecção. Em zonas como compartimento de Park, pode ser escolhida outra temperatura mais baixa, tal como 130ºC.Os bocais de dispersão, são apontados a zonas críticas do motor, tal como turbo, escapes, etc. Esta distribuição faz com que haja eficácia ponto a ponto durante extinção.
Posso proteger apenas uma área ou tenho de equipar o veículo todo?
O sistema é aplicado em zonas críticas: compartimento de motor e park. Pode também ser aplicado em rodas e interiores. Este sistema é modular e aplica-se onde se deseja.
Se há um fogo, os meus equipamentos vão ser danificados pelo agente extintor?
O TiboRex Absolute é um agente extintor líquido, de forma a ser seguro e eficaz. Componentes eléctricos poderão ser afectados, mas de qualquer forma já estariam danificados pelo início de fogo. Todos os restantes equipamentos nunca são afectados e a limpeza posterior é fácil e rápida. Outros tipos de agente extintor (pó, gás, etc) não seriam tão eficazes, pois podem ser expelidos pelo andamento do veículo, não actuando no fogo.
Demora muito a instalar um sistema?
Não. Consoante o tamanho e disposição do compartimento. No caso de um motor de autocarro, o trabalho é feito em cerca de 3 horas no máximo. O sistema é fácil de montar e também de desmontar.
O sistema pode disparar acidentalmente?
Não. O nosso sistema é exacto e detecta temperaturas com precisão. Consoante o local onde colocamos os sensores térmicos, é elegido uma temperatura específica só disparando quando o compartimento atinge essa exacta temperatura.
Os bocais não podem entupir?
Não. Os nossos bocais são estudados para se manterem limpos e sem obstruções. São desenhados especificamente compartimentos de motor, mantendo a sua eficácia durante a vida útil.