AUTOCARROS , CAMIÕES E VEÍCULOS

SISTEMA DE DETECÇÃO E EXTINÇÃO DE FOGO EM MOTORES DE AUTOCARROS, CAMIÕES E VEÍCULOS DE FERROVIA


A partir de Julho de 2018, autocarros de classe III devem ter um sistema de supressão de incêndio de motor aprovado pelo Regulamento 107 da UNECE.

Regulamento nº 107 da UNECE – CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÃO
Classe Quando se torna obrigatório Tipo Data Final
Classe III 11 de Julho de 2018  novos 11/07/2019
Classe I e II 1 de Setembro de 2020  novos 01/09/2021

Vantagens do sistema detexline da protecfire:

aSem substituição por 10 ANOS
aSimples instalação e re-instalação
aPraticamente sem manutenção (pode ser com pessoal próprio)
aDetecção de fogo ultra-rápida (sistema patenteado)
aTestado de acordo com as normas SP 4912
aExtinção longa (até 90 seg.)
aDespressurizado em modo operacional
aSem alimentação eléctrica
aVárias temperaturas de disparo em ambientes de -30ºC e 80ºC

Porque é necessária a protecção contra fogo?

aProtecção contra perda total de equipamentos
aEvitar perdas humanas em incêndio
aTempos de actividades menores
aInstalação e manutenção feita pelo próprio pessoal de oficina
aAccionamento de seguros
aEvitar danos à imagem
aCumprimento das novas normas R107

detexline  Tudo numa só linha

aPneumático sem electricidade
aDetecção e Extinção no mesmo tubo condutor
aFácil de instalar e manter
aDespressurizado, livre de perigos
aRobusto e eficaz
aDetecção térmica: várias temperaturas de disparo e exactas
aTotalmente em inox: sem desgaste ou ferrugem

SISTEMA ÚNICO E PATENTEADO

Qual o sistema que necessita, segundo Reg. 107 da UNECE?

Até 2m3 de compartimento: 3,5 Litros + 12 bocais + 2 detectores 142ºC

Até 8m3 de compartimento: 7 Litros + 18 bocais + 2 detectores 182ºC

Novos veículos, motores compactos, mais perigo de incêndio. Proteja os seus investimentos e vidas!


Devido a motores cada vez mais compactos e eficientes, que também precisam atender a exigências ambientais mais rigorosas e mais rígidas, o risco de incêndio aumenta. Como resultado do desenvolvimento consistente do protecfire da tecnologia de extinção para proteção de máquina e motor, que foi confiado e e aprovado para uso na indústria de mineração, o novo e inigualável detexline (detecção - extinção) foi projectado. Com este sistema patenteado, a função de detecção e extinção é realizada em apenas uma linha. Além de economizar em material e montagem, essa solução ocupa menos espaço no objeto que protege e pode ser integrada de maneira ideal.
Componentes perturbadores são uma coisa do passado. Em termos térmicos, o compartimento do motor não é uma área homogénea. Diferentes zonas de temperatura tornam necessária a detecção diferenciada de temperatura. Altas temperaturas que são toleráveis ​​na área ao redor do sistema de exaustão, podem representar um risco potencial de incêndio em torno de componentes eletrónicos. Por esta razão, a protecfire determinou diferentes zonas de temperatura para a detecção e classificou térmicamente os elementos de detecção de incêndio de acordo com o seu perfil de temperatura (79, 93 ... 260 ° C). A protecfire não requer uma fonte de energia externa para detecção e extinção. O sistema é autónomo e despressurizado em modo operacional.
Devido aos finos bocais de pulverização que desenvolvemos internamente, é possível obter um resultado óptimo de extinção sem alta pressão. Desde o início, o objetivo da protecfire em projectar o sistema, era desenvolver e combinar componentes de maneira inteligente.
Durante este desenvolvimento, foi criado o sistema de uma linha para detecção e extinção, detexline.
Os vários anos de experiência na proteção de máquinas pesadas na indústria de mineração e o nosso princípio de usar apenas componentes resistentes, provou ser um sucesso, resultando num sistema de extinção que é quase livre de manutenção. Devido à nossa pesquisa contínua e processos inovadores, estabelecemos nosso foco na proteção confiável das pessoas e do meio ambiente. Para provar a eficácia do sistema, o protecfire tem o sistema certificado em vários testes rigorosos.

ALGUMAS PERGUNTAS FREQUENTES:

Em que veículos se pode aplicar o sistema de supressão de incêndio?

O sistema é livre de perigos e de fácil instalação. Pode ser instalado em qualquer veículo: autocarros a diesel, eléctrico ou a gás, mini-autocarros, furgões, auto-caravanas, jipes, carros de competição, etc.

Onde é colocado o sistema de detecção e extinção automática?

Os detectores térmicos são colocados na zona superior do motor, de modo a detectar acumulações invulgares de calor, através de temperaturas escolhidas préviamente, normalmente o nosso Kit para autocarros vem com 180ºC na detecção. Em zonas como compartimento de Park, pode ser escolhida outra temperatura mais baixa, tal como 130ºC.Os bocais de dispersão, são apontados a zonas críticas do motor, tal como turbo, escapes, etc. Esta distribuição faz com que haja eficácia ponto a ponto durante extinção.

Posso proteger apenas uma área ou tenho de equipar o veículo todo?

O sistema é aplicado em zonas críticas: compartimento de motor e park. Pode também ser aplicado em rodas e interiores. Este sistema é modular e aplica-se onde se deseja.

Se há um fogo, os meus equipamentos vão ser danificados pelo agente extintor?

O TiboRex Absolute é um agente extintor líquido, de forma a ser seguro e eficaz. Componentes eléctricos poderão ser afectados, mas de qualquer forma já estariam danificados pelo início de fogo. Todos os restantes equipamentos nunca são afectados e a limpeza posterior é fácil e rápida. Outros tipos de agente extintor (pó, gás, etc) não seriam tão eficazes, pois podem ser expelidos pelo andamento do veículo, não actuando no fogo.

Demora muito a instalar um sistema?

Não. Consoante o tamanho e disposição do compartimento. No caso de um motor de autocarro, o trabalho é feito em cerca de 3 horas no máximo. O sistema é fácil de montar e também de desmontar.

O sistema pode disparar acidentalmente?

Não. O nosso sistema é exacto e detecta temperaturas com precisão. Consoante o local onde colocamos os sensores térmicos, é elegido uma temperatura específica só disparando quando o compartimento atinge essa exacta temperatura.

Os bocais não podem entupir?

Não. Os nossos bocais são estudados para se manterem limpos e sem obstruções. São desenhados especificamente compartimentos de motor, mantendo a sua eficácia durante a vida útil.